quinta-feira, 16 de Maio de 2024  11:48
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Salada de Frango com Iogurte

Salada de Frango com Iogurte

Ponha ao lume uma panela com água, sal e os dentes de alho descascados. Lave o frango. Polvilhe-o por dentro e por fora ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-01-2005

Recém-licenciadas em Design pela UA vencem concurso


Aveiro

Duas recém-licenciadas em Design pela UA, Catarina Simões e Ana João Silva, venceram o I Concurso de Design lançado pela Delta, sob o tema “Campanha de Natal da Delta Cafés 2004”.

Destinado a estudantes e recém-licenciados nas áreas de design e publicidade, este concurso tinha por objectivo o desenvolvimento conceptual e gráfico da campanha de Natal, a criação de uma assinatura e a sua aplicação em diversos suportes, tais como: página de imprensa, outdoor, pack de café, decoração de caneca e chávena, pacotes de açúcar, cartazes 50x70, decoração de caixa em cartão para oferta a fornecedores e colaboradores, postal de natal, envelope e enfeites de natal (destinados aos pinheirinhos oferecidos à restauração).

Entregues as propostas a 15 de Setembro de 2004, os resultados da 1ª fase foram conhecidos no dia 30 do mesmo mês. Entre os seis finalistas estavam Catarina Simões e Ana Silva, assim como uma outra aluna de Design da UA, Ana Catarina Sobral. Terminada a fase de exposição oral dos trabalhos pelos seis finalistas, na sede da Delta, em Campo Maior, a boa nova chegou em Outubro. Catarina Simões e Ana João Silva tinham sido as grandes vencedoras, com a atribuição de um prémio no valor de 4000 euros. “Como parte do prémio, a Delta decidiu ainda oferecer duas máquinas de café à Universidade do grupo vencedor, pelo que a Universidade de Aveiro foi a contemplada”, adiantam.

A proposta vencedora

O ponto de partida da proposta/mensagem natalícia de Catarina Simões e Ana João Silva baseou-se nos princípios de causa e responsabilidade social e de compromisso ambiental, patentes na missão da Delta.

“Desenvolvemos a campanha, nomeadamente os elementos de maior impacto social (média) de modo a sensibilizar a sociedade, fazendo-a reflectir sobre questões pertinentes do interesse público. Optámos por uma das questões ambientais mais problemáticas que o país atravessa - os incêndios florestais. Assim, recorremos a um ícone desta quadra - o pinheirinho de Natal - fazendo a analogia entre este e a situação actual anteriormente referida, aproveitando uma época de maior sensibilidade, reflexão e balanço para todos”, explicam.

“Como elemento figurativo que representa o pinheirinho de Natal, recorremos ao símbolo triangular existente no logótipo da marca Delta, de modo a que o público-alvo fizesse a associação da mensagem implícita nos suportes à marca em questão. Nos restantes suportes optámos por mensagens de carácter mais íntimo e personalizado, de modo a que cada cliente Delta se sentisse especial e destinatário das mesmas mensagens.

Catarina Simões e Ana João Silva contam, ainda, que recorreram à estrela de Natal como símbolo mágico e celestial da época: “a estrela como elemento de orientação que ilumina, guia, aquece, fascina e até concretiza desejos do mundo imaginário; um elemento especial que transporta uma mensagem especial numa ocasião também especial. A estrela do desejo Delta - votos feitos de um modo sublime, reforçando o desejo da marca em estar presente no Natal do seu público-alvo”.

Outro dos elementos utilizados nesta campanha pelas antigas alunas da UA foi o pinheirinho de Natal, simbolizado pela silhueta e cor do símbolo Delta, com a mensagem textual disposta de maneira a que se identifique o tronco: Este ano a Delta Cafés quer fazer parte do seu Natal.”.

As vencedoras

Catarina Simões e Ana João Silva têm ambas 24 anos. Licenciaram-se em Design - ramo industrial na UA, em 2002/2003, e actualmente têm vindo a desenvolver um conjunto de trabalhos como freelancers.

À notícia de que tinham sido as grandes vencedoras do concurso reagiram com um enorme entusiasmo: “Foi uma experiência bastante interessante e motivadora que nos deu mais força para avançarmos para um projecto que já tínhamos em mente há algum tempo: começarmos a trabalhar por conta própria. A duodesign está ainda em fase de arranque, pois falta-nos alguma experiência e o apoio financeiro necessário a quem está a dar os primeiros passos no lançamento de um gabinete de design".

fonte:
http://www.ua.pt/uaonline


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®